sábado, 14 de janeiro de 2012


OSMAR RODRIGUES CRUZ – uma vida no teatro (Hucitec 2001) foi concebido para que o leitor mergulhe no arquivo pessoal de Osmar Rodrigues Cruz. Ao reunir esse material nosso amigo Fernando Peixoto teve a ideia da concepção de um livro. Confesso que era um desafio para nós tal tarefa, pois o material é imenso, então tentamos o apoio da Bolsa Vitae e conseguimos. Fernando Peixoto como diretor da Coleção Teatro da editora nos indicou e começamos.
Planejei fazer gravações periódicas com meu pai e aí acabávamos conversando, o que resultou numa narrativa coloquial agradável introduzindo cada peça por ele dirigida, as críticas e artigos de programas por ele feitos.
Fausto Fuser fez um brilhante prefácio e Juca de Oliveira fez um artigo belíssimo para as orelhas do livro.
O livro não é somente uma biografia, acreditamos que boa parte da história do teatro brasileiro e paulista passa por ele, assim como muitos atores que se lançaram no Teatro Popular do Sesi sob a direção de Osmar Rodrigues Cruz.
O livro encontra-se disponível nas boas livrarias e na internet.
O acervo iconográfico não foi publicado, somente uma pequena parte dele, porque seria impossível dada a quantidade de fotos e cartazes. Estes serão exibidos aqui na medida do possível, bem como o vídeo do lançamento do livro no Teatro Popular do Sesi – Sala Osmar Rodrigues Cruz.
A co-autoria nesse livro foi extremamente importante para mim e na minha carreira acadêmica.
A inestimável parceria e constante presença de Nize Silva foi extremamente relevante e para quem dedicamos o livro.