sábado, 7 de julho de 2018



  TEATRO NACIONAL POPULAR BRASILEIRO 


E CABRAL CHEGOU...

Como atriz, professora de teatro e pesquisadora jamais consegui mergulhar na pesquisa, seja num texto dramático ou para ministrar aulas sem inserir a pesquisa em questão na história geral, do mundo, da humanidade. Esta atitude sempre enriqueceu meu trabalho para que eu mesma pudesse compreender melhor o quê fazia no momento. Por isso, farei aqui exatamente assim, mostrando o contexto em que estava inserida a cada fato de nosso histórico geral.

Em 1498 Vasco da Gama faz a primeira viagem de navio (leia-se muitas caravelas guiadas pelo vento) europeu de ida e volta à Índia. Antes de a América ser conhecida pelos europeus, Vasco da Gama, navegador português já havia feitos algumas viagens à Índia contornando a África e sabia que se rumasse em sentido contrário encontraria alguma terra, ilha que fosse nesse lugar desconhecido. Nesta época quem dominava a navegação europeia era Portugal o país mais rico e próspero. Cinco anos antes o espanhol Cristóvão Colombo havia descoberto a América do Norte, o que fazia com que Vasco da Gama alimentasse a ideia de rumar em sentido contrário só que para o sul. Era comum nessa época as viagens à Índia por conta do comércio das especiarias para negociar na Europa.

Oito meses depois Pedro Álvares Cabral sai de Portugal rumo à Índia, no meio da viagem surgem tormentas o que faz com que o navio perca seu rumo original. Era uma sexta feira santa, havia trovões, era um verdadeiro horror! Chegar em terra firme, depois de padecer uma tormenta, era milagre, avistar um monte era um consolo e uma surpresa.

A controversa história do descobrimento ficaria mais interessante quando encontraram habitantes nela. Alguém havia chegado antes? Não, pois não eram europeus, eram bem diferentes, eram índios, uma outra civilização com outros costumes, hábitos diários, alimentação e crenças. Andavam nus, o que já era uma afronta aos encapotados europeus!

O povo português, até os dias de hoje, é extremamente religioso, o país é católico e naquela época já era assim. Cabral trouxe em sua comitiva o Frei Henrique de Coimbra e um séquito de sacerdotes, havia uma capela em sua nau (embarcação) com a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, bem apropriado por sinal. Esta informação é importante para entendermos o início do teatro no Brasil.

Com a chegada de Colombo às terras do norte e de Cabral às terras do sul, Portugal confirma sua suspeita da existência de terras além das Ilhas de Cabo Verde. Estas terras passam a serem nomeadas de Novo Mundo, no caso do Brasil “Ilha do Brasil” com uma exuberante floresta.

Continua.....

Bibliografia básica para nossa tragetória - Como primeiro da lista - Eduardo Bueno os três volumes. "A Viagem do Descobrimento" (Leiam é excelente!)



OSMAR ESPECTADOR



Coleção de Programas de Teatro das décadas de 40 e 50








Visitem também o blog do victorino www.blogdovictorino.blogspot.com.br