sexta-feira, 17 de abril de 2020


INSTITUTO OSMAR RODRIGUES CRUZ


TEATRO NACIONAL POPULAR BRASILEIRO (TNPB)
Resolvemos, introduzir paralelamente aos programas de teatro uma modesta pesquisa, em textos breves, sobre nosso Teatro Nacional Popular Brasileiro tão esquecido e controverso. O repertório do teatro dirigido por Osmar Rodrigues Cruz sempre foi muito eclético e popular, privilegiando sempre que possível o teatro nacional. Por isso, desejamos aplicar um tom coloquial e sem pretensões acadêmicas, nosso alcance é buscar o diálogo, críticas, opiniões, colaborações e acima de tudo instigar no leitor o gosto da leitura e pesquisa. 


O prometido está aqui – uma aula sobre Joaquim Manoel de Macedo por Osmar Rodrigues Cruz.

“Joaquim Manuel de Macedo é, sem dúvida, dentre todos os escritores brasileiros que escreveram para o teatro, o que melhor soube descrever os costumes e transportá-los em diálogos cômicos e burlescos. Seus biógrafos são unânimes em afirmar que foi Macedo um autêntico autor teatral, apesar dos inúmeros romances que escreveu. Sua veia cômica, mais do que em poesias e romances, se evidenciou nas comédias. Macedo pertencia à escola romântico- realista e durante trinta anos se manteve popular e lido. Era um escritor que se dirigia ao gosto do público, não procurava mudá-lo. Eis por que suas peças não perderam a atualidade e dentro de sua linha é insuperável. Ele não penetrava a fundo nos seus personagens, mas sabia tratá-los e fazê-los correr pela história, mantendo uma realidade atuante. Heron de Alencar em A Literatura no Brasil, assim define o estilo de Macedo: ”O realismo de Macedo é próprio do Romantismo, particularmente do romance romântico, uma de cujas variantes – a que foi por ele adotada – se alimenta sempre do conflito entre as românticas aspirações sentimentais das personagens e a realidade imediata”. Embora tendo uma visão romântico-realista e crítica do seu meio, não se prendia em examinar fatos, em que o mal era uma necessidade, sobre isto escreveu Antônio Cândido: “Se já houve quem dissesse que o mal é necessário, para Macedo ele é apenas provisório. Em sua obra tudo se explica, resolve e perdoa, como era gosto romântico. Escritor das famílias, timbra nas amenidades finais, que reconciliam a vida e o semelhante. O vício é privação momentânea da virtude; mesmo a pobreza é uma suspensão da abastança. A maldade é passageira, o bem definitivo; eis a moral dos seus livros. Nunca escritor reduziu tanto a psicologia à moral e esta ao catecismo”. Essa a moral e a linha literária de Macedo. Sempre influenciado pelo teatro, ele conseguiu popularidade no romance. Mas era o teatro a sua verdadeira vocação. Comediografo inato, sua obra no gênero pertence em linha reta à tradição de Martins Pena, sendo, às vezes, superior ao criador da comédia nacional. Seu teatro constitui também uma autêntica crônica da época, seus personagens são tipos que vivem no espaço e no tempo. O teatro brasileiro na época de Macedo floresceu com autores e atores nacionais. Assim como no romance, Macedo também foi o pioneiro na dramaturgia de costumes brasileiros. José Veríssimo que tanto o criticou escreveu a respeito de sua vocação para o teatro de costumes: “Na comédia achava ele melhor, em um mundo mais natural, mais espontâneo e que lhe é mais familiar e conhecido que o dos seus dramas. [...]. Demasiado românticos de assunto, excessivamente romanescos de composição e estilo, falham mais os seus dramas do que as suas comédias na representação que presumem ser da nossa vida. [...]. O teatro romântico na comédia popular de Pena, de Macedo, de Alencar e de autores de menor nome, deu da sociedade do tempo uma cópia em suma, exata”. (ORC)

(...) continua





OSMAR ESPECTADOR


Coleção de Programas de Teatro das décadas de 40 e 50




Dulcina e Odilon - 1953. Direção de Dulcina Moraes da tradução de Armando Gonzaga: A Doce Inimiga de André-Paul Antoine.











COLUNA

Zurc Nacif  

Por enquanto, vamos focar no presente para introduzir nossa reflexão filosófica e política.

Em duas semanas tudo virou de cabeça para baixo! Estamos atravessando um momento histórico, que, mais tarde, recordaremos com tristeza. Porém, em momentos como este podemos ver atitudes de cidadania e este é nosso pressuposto para sermos seres políticos. Quem está a favor de afrouxamento da quarentena não é cidadão, mas sim um agente da política ultra capitalista, que não se importa com a vida humana. As pessoas que não tem discernimento, não tem acesso a informação, que não tem um pensamento crítico são enredadas por esta posição e serão extremamente prejudicadas. Elas já não têm casas adequadas, não têm água, nem esgoto, educação, higiene básica e muito menos informações e meios de divulgação que as ensine métodos contraceptivos para não ter tantos filhos! Eles já nascem na linha da pobreza extrema, sem alimentação, sem educação adequada e serão o quê? Repetirão as gerações anteriores e assim sucessivamente mais uma nova geração surgirá, por quê não se investe em formação de seres humanos mais conscientes? Medo, medo de se criar um povo que contesta, que reage aos erros dos governantes, seria criar seres humanos mais críticos, mais atuantes. Com menos crianças teríamos como prover a todos, como organizar melhor moradias, escolas, empregos, saneamento básico, alimentação adequada, enfim poderíamos ser um novo país.   

Tudo isso foi escancarado nos telejornais agora, na pandemia que enfrentamos. Precisamos pensar o quê podemos fazer para efetuarmos essa mudança para recriarmos um novo país. Sempre há saída quando realmente nos empenhamos, seja a associação de bairro, novos grupos criados com o objetivo de abrirmos os olhos dos mais necessitados de consciência da sua vida medíocre, frágil e tão mal planejada, tão mal vivida.  


  #FIQUEEMCASA       e        #FORABOZONERO