quarta-feira, 21 de agosto de 2019

INSTITUTO OSMAR RODRIGUES CRUZ


TEATRO NACIONAL POPULAR BRASILEIRO (TNPB)


A INQUISIÇÃO

Acredito que o talento de Antônio José é incomparável num momento tão crítico politicamente e religiosamente em seu país. Político porque a Inquisição se valia de suas capturas aos hereges de forma muito cruel e econômica. Ao apontar um cidadão comerciante bem-sucedido de herege, de judeu, adquiria o direito de usurpar, tomar para si todo o dinheiro de toda família por 3 gerações. Enriquecendo a Coroa de Portugal em plena Idade Média, sendo que o país era uma poderosa nação europeia que influenciava as outras nações.

O Brasil se vê atingido pela Inquisição, condenando figuras ilustres como suspeitos e subversivos. Entre eles José Bonifácio de Andrada e Silva – o Bacharel do Brasil, por considera-lo ateu.

Com a Inquisição veio a censura desde o Concílio de Latrão (1517) proibindo a impressão sem a aprovação da Corte. O primeiro Index foi criado em Roma em 1543 proibindo várias publicações de Gil Vicente, Camões e até o Talmud (livro sagrado dos judeus), assim como a leitura pública da Bíblia e proibidas quaisquer traduções fossem religiosas ou não. Existiam também os “visitadores das naus” cada vez que uma embarcação ancorasse em Portugal, eles entravam na captura de algum “suspeito”.

O Tribunal da Inquisição tinha seu próprio regimento interno que julgava qualquer religião que não fosse a católica e instaurou o terror com suas prisões cuja prática da tortura era comum. Muitos não resistiam, outros queimados em fogueiras serviam de exemplo.

A Inquisição foi um fato histórico que fez a humanidade regredir, seu germe corroeu a vida nas cidades, seu progresso, sua educação e deixou como herança o racismo que mais tarde alimentaria todos os regimes reacionários e totalitários até os dias de hoje...


Dica: A leitura que inspirou este texto foi do livro A Inquisição de Anita Novinsky da Editora Brasiliense (1982).
Certamente disponível em Sebos (um bom hábito) com preços acessíveis. Pela internet um excelente site é Estante Virtual que vende e entrega com ótimos preços.