quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


 

INSTITUTO OSMAR RODRIGUES CRUZ




TEATRO NACIONAL POPULAR BRASILEIRO (TNPB)

Resolvemos, introduzir paralelamente aos programas de teatro uma modesta pesquisa, em textos breves, sobre nosso Teatro Nacional Popular Brasileiro tão esquecido e controverso. O repertório do teatro dirigido por Osmar Rodrigues Cruz sempre foi muito eclético e popular, privilegiando sempre que possível o teatro nacional. Por isso, desejamos aplicar um tom coloquial e sem pretensões acadêmicas, nosso alcance é buscar o diálogo, críticas, opiniões, colaborações e acima de tudo instigar no leitor o gosto da leitura e pesquisa. 




VOLTA...

A lenta colonização e a falta de expansão da produção local não ser aproveitada aqui, para consumo interno, fizeram do Brasil uma terra subserviente a Portugal. Todas as riquezas destas terras eram exportadas para o Reino de Portugal. Os estrangeiros que vinham para cá ou eram forçados, como a escravidão, ou eram fugitivos da realeza, “leais” servidores reais revoltados.

Nada progredia por aqui, somente no século XIX iremos encontrar registros de alguma manifestação artística devidamente vinda de brasileiros. Geração pós geração, o Brasil continuava colônia e este espírito parece ter sido encarnado nas entranhas de todos nós. Somente servimos para servir, não há possibilidade alguma de crescimento intelectual, crescimento interior.

É importante, sempre, revermos nossa história, para não cometermos os mesmos erros e não deixar que ninguém os cometa. Salutar porque temos o distanciamento do tempo, que nos apura cada vez mais, nossa análise do passado e nossa reflexão para com o presente.
 
Exceto Antônio José e seu maravilhoso teatro popular, passamos séculos sem teatro verdadeiramente. Mas de agora em diante teremos muito a contar!    




"Osmar espectador" retorna semana próxima e teremos uma coluna muito especial de um professor voluntario Zurc Nacif que falará sobre política!

O Blog do Victorino volta em breve também com novidades...