quarta-feira, 13 de junho de 2018




TEATRO NACIONAL POPULAR BRASILEIRO - Nosso próximo desafio




A jornada de publicações do Acervo de Programas de Teatro, cujos espetáculos Osmar assistiu, é uma empreitada que não terminará tão cedo! Pelas pesquisas que empreendemos no acervo há muita coisa a ser mostrada ainda, como originais de programas que são inéditos no país.

Resolvemos, então, introduzir paralelamente aos programas de teatro uma modesta pesquisa, em textos breves, sobre nosso Teatro Popular Brasileiro tão esquecido e controverso. Mergulhar na história é uma tarefa que nunca é demais, pois a história é um processo dinâmico que trás desafios e mudanças.

Diante da realidade e do desafio de recursos financeiros para o Instituto expor fisicamente seu patrimônio maior que é a Biblioteca e seus vários acervos, nossa decisão é manter nosso "endereço” virtual! Nele poderemos mostrar essa nova pesquisa efetuada na Biblioteca Osmar Rodrigues Cruz. Por isso, a cada texto publicado será exposta sempre a fonte de onde foi feita a pesquisa.

O repertório do teatro dirigido por Osmar Rodrigues Cruz sempre foi muito eclético e popular, privilegiando sempre que possível o teatro nacional. Nosso Conselho em sua maioria é composto por professores e profissionais de teatro, embora não pretendamos dar uma aula em cada texto exposto isso garante a qualidade de nossa pesquisa.

Por outro lado, desejamos aplicar um tom coloquial e sem pretensões acadêmicas, nosso alcance quer buscar o diálogo, críticas, opiniões e colaborações, seja através do Blog ou em nossa página no Face. Ah! Elogios serão sempre bem vindos!


Prof.Dra.Eugenia Rodrigues Cruz