domingo, 12 de maio de 2013

UM GRITO DE LIBERDADE



Trechos de crítica
Última Hora – por João Apolinário – 28/9/1972

Deve ter sido muito difícil a Sérgio Viotti vencer a primeira grande dificuldade que o texto Um Grito de Liberdade, que você poderá ver no Teatro de Arte Israelita Brasileiro (Taib), oferecia a quem quisesse biografar a vida e a época histórica de D. Pedro I e da Independência do Brasil.
As distorções e os preconceitos existentes em relação a essa figura apaixonante de homem que em tão curta vida foi rei de dois povos, tornaria difícil repor, com a necessária autenticidade histórica, essa aventura humana excepcional, só por si merecedora de ganhar a dignidade teatral.
Outras dificuldades o autor de Um Grito de Liberdade soube contornar, realizando um texto carpinteirado com maestria. Selecionando as cenas capitais da biografia e da história e usando a linguagem própria, fluente e convincente, para que os personagens à volta dos quais se desenvolve a ação, vivam com aquela plenitude existencial indispensável à veracidade dos fatos indiscutíveis que teria de respeitar, como fez.
A ideia de propor a narrativa partindo da simultânea criação do espetáculo, com os atores representando-se e interpretando ao mesmo tempo os personagens, é, além de muito, didático, uma colocação inteligente, quebrando o lado mágico e teatral da história e oferecendo a outra face, a face crítica, ao espectador. Essa aparente quebra ou essa dualidade entre uma pretensa realidade (os atores ensaiando) e uma pretensa ficção (os personagens históricos vivendo a história) resultou, a meu ver, permitindo a encenação de Osmar Rodrigues Cruz uma totalidade de informações, coerentemente desenvolvidas pela via mais perfeita de comunicação que é, afinal, o teatro sem teatralidade, o teatro despojado, direto, concreto, sem sofismas. Em suma: a simplicidade. Em tudo: os praticáveis, os figurinos, as marcações, em tudo Osmar Rodrigues Cruz obteve uma perfeita sintonia, um acabamento a que a luz e a música põem o toque final de encenação simples e ao mesmo tempo perfeita que nestes anos todos o vimos realizar.
Essa simplicidade custa um preço, desperta incompreensões, permite preconceitos, falsos, naturalmente, como por exemplo a atitude cultural que não leva em conta o público para quem Um Grito de Liberdade foi realizado.
E, no entanto, é nessa simplicidade que devemos mais elogios a Sérgio Viotti e a Osmar Rodrigues Cruz. E ao elenco, todo ele integrado nessa dimensão popular sem concessões, espontânea sem esforço, artística sem trair o nível que o bom teatro se deve e nos deve. [...] enfim, todos me parecem cumprir essa ordem geral de simplicidade que faz do espetáculo um divertimento fácil, fluente, ao mesmo tempo que informa sobre a personalidade e a época que pretende marcar, no teatro paulista, o Sesquicentenário da Independência do Brasil.
(in Osmar Rodrigues Cruz Uma Vida no Teatro Hucitec 2001)




























VISITE TAMBÉM 
WWW.BLOGDOVICTORINO.BLOGSPOT.COM