quinta-feira, 28 de maio de 2015



O trabalho de Osmar Rodrigues Cruz, como diretor de teatro, sempre foi pautado pela preocupação da formação de público, da educação desse público por meio de seu teatro popular. Nessa trajetória ele foi também professor de teatro e acabou nos oferecendo parte de seus textos escritos e compilados sobre a formação do ator que foram oferecidos aqui. Terminada a empreitada, percebo que existem muitos interessados em formar grupos, em atuar e até utilizar o teatro para fins educacionais.

Portanto, tomo a liberdade de publicar minha tese de doutorado, que visa mostrar uma experiência pedagógica e assim poder compartilhar um trabalho que, modestamente, visa o mesmo objetivo, criar e despertar quem quer que seja a fazer teatro.
A publicação se dará em capítulos semanais.






Maria Eugênia de Araújo Rodrigues Cruz



OFICINAS DE VIVÊNCIA TEATRAL


Uma proposta para o trabalho com atores e não-atores

 


Tese apresentada ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do Título de Doutor em Artes, sob a orientação do Prof. Dr. Clovis Garcia.


                                   

São Paulo - 2005








DEDICATÓRIA




 A meu pai.







  

AGRADECIMENTOS


Diante de tantas impossibilidades que o nosso país nos impõe, como o enorme contingente de desempregados, grupo do qual faço parte, neste momento, foi muito difícil vislumbrar um doutoramento. Contudo, num grande esforço pessoal e com a anuência, a cumplicidade e a paciência do meu orientador, reduzimos drasticamente o prazo da pesquisa, a ele o meu maior agradecimento.

Esse doutorado só foi possível com o incentivo e ajuda financeira de minha família, ou seja, meu pai e a mãe Nize - a eles meu agradecimento e minha eterna gratidão.

A Eliana R. Silva meu agradecimento pelo incentivo. (in memorian)

Graças à pesquisa empreendida na biblioteca de meu pai, onde, como bem disse Décio de Almeida Prado, “se encontram livros que não se encontra em nenhum outro lugar” e junto a instigante vontade de meu pai, buscamos volumes raros e autores essenciais para compreender essa arte de atuar e ensinar a atuar.




SUMÁRIO


Introdução                                                   


Capítulo I – A preparação do ator               
                                                                 

Capítulo II – As bases da minha proposta      


Capítulo III – Formulação da proposta
                   e do método                           
       

Capítulo IV – Vivências                                      


Conclusão                                                                

Bibliografia                                                                                                       
            


 RESUMO

  
Tomando por base o registro das técnicas de preparação do ator apreendidas ao longo dos anos e colocadas em prática no exercício de atuação, mostrar que é possível, em sala de aula, uma pedagogia que instigue o aluno-ator, antes de tudo, a buscar em si mesmo a verdadeira fonte de conhecimento e possibilidade de vivência. Para tanto, o uso de técnicas de psicologia como meio de desbloqueio corporal e desenvolvimento de um maior conhecimento de si mesmo para o aluno-ator, torna o professor, então, um mero orientador e condutor, permitindo que o aluno-ator se auto-avalie. Nessa independência conquistada, o aluno-ator, antes de tudo, se reconhece como atuante, presente e inserido no mundo em que vive, condição básica para a formação de um ator consciente.