O trabalho de Osmar Rodrigues
Cruz, como diretor de teatro, sempre foi pautado pela preocupação da formação
de público, da educação desse público por meio de seu teatro popular. Nessa
trajetória ele foi também professor de teatro e acabou nos oferecendo parte de seus
textos escritos e compilados sobre a formação do ator que foram oferecidos
aqui. Terminada a empreitada, percebo que existem muitos interessados em formar
grupos, em atuar e até utilizar o teatro para fins educacionais.
Portanto, tomo a liberdade de
publicar minha tese de doutorado, que visa mostrar uma experiência pedagógica e
assim poder compartilhar um trabalho que, modestamente, visa o mesmo objetivo,
criar e despertar quem quer que seja a fazer teatro.
A publicação se dará em capítulos semanais.
Maria
Eugênia de Araújo Rodrigues Cruz
OFICINAS DE VIVÊNCIA TEATRAL
Uma
proposta para o trabalho com atores e não-atores
Tese apresentada ao
Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade
de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do Título de Doutor em
Artes, sob a orientação do Prof. Dr. Clovis Garcia.
São Paulo - 2005
DEDICATÓRIA
A
meu pai.
AGRADECIMENTOS
Diante de tantas
impossibilidades que o nosso país nos impõe, como o enorme contingente de
desempregados, grupo do qual faço parte, neste momento, foi muito difícil
vislumbrar um doutoramento. Contudo, num grande esforço pessoal e com a
anuência, a cumplicidade e a paciência do meu orientador, reduzimos
drasticamente o prazo da pesquisa, a ele o meu maior agradecimento.
Esse doutorado só foi possível
com o incentivo e ajuda financeira de minha família, ou seja, meu pai e a mãe
Nize - a eles meu agradecimento e minha eterna gratidão.
A Eliana R. Silva meu
agradecimento pelo incentivo. (in memorian)
Graças à pesquisa empreendida
na biblioteca de meu pai, onde, como bem disse Décio de Almeida Prado, “se
encontram livros que não se encontra em nenhum outro lugar” e junto a
instigante vontade de meu pai, buscamos volumes raros e autores essenciais para
compreender essa arte de atuar e ensinar a atuar.
SUMÁRIO
Introdução
Capítulo
I – A preparação do ator
Capítulo
II – As bases da minha proposta
Capítulo
III – Formulação da proposta
e do método
Capítulo
IV – Vivências
Conclusão
Bibliografia
RESUMO
Tomando por
base o registro das técnicas de preparação do ator apreendidas ao longo dos
anos e colocadas em prática no exercício de atuação, mostrar que é possível, em
sala de aula, uma pedagogia que instigue o aluno-ator, antes de tudo, a buscar
em si mesmo a verdadeira fonte de conhecimento e possibilidade de vivência.
Para tanto, o uso de técnicas de psicologia como meio de desbloqueio corporal e
desenvolvimento de um maior conhecimento de si mesmo para o aluno-ator, torna o
professor, então, um mero orientador e condutor, permitindo que o aluno-ator se
auto-avalie. Nessa independência conquistada, o aluno-ator, antes de tudo, se
reconhece como atuante, presente e inserido no mundo em que vive, condição
básica para a formação de um ator consciente.