TEATRO NACIONAL POPULAR BRASILEIRO
MANCHA HORROROSA EM NOSSA HISTÓRIA
Quando
Portugal divide o Brasil em Capitanias Hereditárias, considerada a vasta
extensão de terra, concede aos fidalgos portugueses a gestão dos enormes “lotes”.
Com isso, se estabelece no Brasil uma casta, uma classe social e econômica dominante
e dominadora. O grande negócio era exportar para Portugal todas as nossas
enormes riquezas, cana de açúcar, pau brasil e ouro. Para todo este trabalho
necessitavam de muita mão de obra escrava naturalmente, e é então que se inicia
a vinda de negros africanos em sua maioria. Retirados à força de seus reinos,
separados de seus grupos familiares, uma quantidade imensa de pessoas eram
colocadas em porões de navios, amontoados e algemados, sem as mínimas condições
humanas em viagens que duravam meses.
A
escravidão de povos africanos já habitava a Europa e servia aos brancos da
nobreza, desde serviços domésticos até a mais pesada labuta debaixo de neve se
fosse o caso. Mas os brancos também escravizaram brancos, os povos invadidos e
gostavam de seus serviços, pois estavam acostumados ao inverno europeu e
morriam menos que os negros.
A
escravidão em si é a pior condição que um ser humano (?) possa ter frente a
outro ser humano. É tortura, é desconsiderar o outro, tornando-o objeto de
posse e direito. No Brasil, além do preconceito da cor da pele que já existia
com os índios, havia a mesma crueldade com os negros vindos da África porque os
senhores eram os mesmos. A escravidão merece sempre um lugar de destaque em
toda e qualquer pesquisa sobre a nossa história, em nossa reflexão sobre a
condição humana. O preconceito de cor e
a segregação racial decorrente perpetuaram nos homens e mulheres brancos até os
dias de hoje, tornando a sociedade desumana, estratificada e completamente
ignorante gerando outros tipos de preconceito e dominação.
Embora
este fato histórico e horroroso da escravidão tenha manchado tanto nossa
história e em tantos outros países, a herança cultural riquíssima dos negros
suplantou parte desse horror. O que chamamos e classificamos hoje como folclore
foi e é nossa legítima herança cultural mais forte e o início das manifestações
teatrais no Brasil.
Se
o teatro se originou na dança e rituais cerimoniais aos deuses, como reza a
história do teatro ocidental, no Brasil essas manifestações se originaram dos
índios e dos negros. Quando os escravos se rebelam contra a escravidão surgem
os quilombos – refúgio para negros fugidos e local sagrado para as práticas das
suas tradições. O pouco que sei e que permeia a minha vida, a religiosidade
africana tem como ponto de partida a realidade humana e a natureza como um
todo. Cada alimento utilizado no culto aos orixás pertence a eles, assim como cada
planta e erva tem propriedades para cura das doenças do corpo e da alma.
Além
desta riqueza toda surgem festas em diversos pontos do país advindas de todo
povo escravizado. Surgem as primeiras manifestações teatrais, a raiz de todo
folclore e teatro popular brasileiro que será tema para outro dia.
Dica: Procurem ler e
conversar sobre o assunto, porém mais do que isto repensem sempre sobre o
preconceito seja ele qual for.
Coleção de Programas de Teatro das décadas de 40 e 50
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